sábado, 25 de junho de 2016

Segundo especialistas, é preciso um esforço constante para viver o melhor de nossas vidas.

Práticas diárias para ser mais feliz.



1. Meditar

Mesmo que seja apenas por dois ou três minutos ao dia, a prática de meditar ajuda a pessoa a estar mais presente, concentrada e aberta, diz Zimmer. A meditação também pode ajudar alguém a entender como sua mente opera e evitar entrar em “piloto automático” e tomar decisões que nem sempre são as melhores. “Felicidade é uma consequência de estar consciente”, diz Zimmer. “É importante treinar esse ‘músculo’”.

Para os iniciantes na prática da meditação, o ideal é escolher um espaço tranquilo e quieto por alguns minutos – preferencialmente no mesmo horário a cada dia. É importante estar atento ao que acontece apenas naquele momento, concentrando-se na respiração. Se um pensamento ocorrer, como “tenho de pagar uma conta” ou “preciso ligar para fulano”, procure esvaziar a mente e volte a se concentrar na respirar.

2. Instale alarmes para evitar se “perder” na navegação online.

Facebook, Snapchat, Twitter e YouTube são uma grande distração – para o bem e para o mal. “Temos um desejo natural de nos distrair com nossos celulares, o que nem sempre é uma coisa ruim, mas deveríamos gastar nosso tempo com coisas que realmente importam”, diz Eric Zimmer. “Quanto mais estamos conscientes de como gastamos nosso tempo e fazemos coisas que são importantes para nós, mais felizes nos tornamos”.

A dica dos especialistas ouvidos é instalar alarmes de tempo para não ceder à tentação de navegar indefinidamente. Digamos, se a ideia é checar o Facebook e ver o que os amigos estão fazendo ou dizendo, que seja por um período de 10 ou 15 minutos. E assim que o alarme tocar, o importante é sair imediatamente.

Outra forma de se manter “focado” é enviar mensagens para si mesmo durante o dia, com três perguntas:
- Onde estou?
- O que estou fazendo?
- O que estou fazendo é importante para mim?

3. Use o "jogo do alfabeto" para evitar pensamentos negativos

Se você é do tipo que tem tendência a ficar pensando, repensando e ruminando sobre assuntos que costumam levar a pensamentos negativos, a recomendação de Eric Zimmer é o jogo do alfabeto. Começa-se com A: cite uma coisa que você aprecia que começa com essa letra. Então vá para B, C, D até chegar a Z.

É uma boa estratégia para afastar sua mente de pensamentos que pouco colaboram para uma vida mais feliz. “Funciona melhor do que apenas pensar positivamente. O fato de que é um jogo ajuda a sedimentar a sensação de gratidão”

Nenhum comentário:

Postar um comentário